O Dr. Nakaie conseguiu significativos resultados em estudos teóricos baseados em polímeros até chegar ao patenteamento de novos polímeros, para diferentes fins químico-biológicos. O mais relevante, relacionado com a parte de aplicação tecnológica destes estudos básicos para a comunidade, é que se obteve, finalmente, a viabilização da síntese em grande escala, e na demanda solicitada, de um medicamento do tipo peptídeo, obtido quimicamente e ligado a polímeros.
"Graças ao desenvolvimento deste método inovador, baseado no uso de resinas especiais, de alto grau de substituição e no conhecimento teórico adquirido de solvatação de polímeros, pode-se produzir a custos mais baixos, e com maior rapidez para a comunidade, quantidades muito maiores de peptídeos
do tipo medicamento ou mesmo de alguns produtos de uso clínico-laboratorial" diz Nakaie, chefe do departamento de Biofísica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
O processo de seleção, encerrado com a votação final do Júri em 12 de fevereiro de 2003, envolveu 65 instituições da América Latina, que indicaram trabalhos criteriosamente analisados por uma Comissão Técnica e Científica, que encaminhou os três trabalhos finalistas para o Júri.
Os outros dois trabalhos finalistas foram:
- “Contribuição da modelagem matemática à proposição e avaliação de estratégias de controle de doenças imunopreveníveis: estudo da rubéola e do sarampo baseados em dados de notificação e levantamentos soroepidemiológicos no Estado de São Paulo", de autoria do Prof. Eduardo Massad, indicado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, SP, Brasil.
- "Processo de obtenção de agente expansor de argamassa a partir de escórias de alumínio", de autoria do Eng. Edval Gonçalves de Araújo, indicado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC/SP, SP, Brasil.
|
Asher Kiperstok
Doutor em Engenharia Química pela University of Manchester Institute Of Science And Technology (Inglaterra), Professor, Coordenador do Curso de Mestre Profissional e Vice-Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.
Adelita Aparecida Sartori Paoli
Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Livre Docente, membro da Comissão Permanente de Ensino e Vice-coordenadora do Curso de Pós Graduação do Instituto de Biociências da UNESP.
Jorge Osvaldo Gorodner
Doutor em Medicina pela Facultad de Medicina de la Universidad de Buenos Aires (Argentina) e Secretário de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Medicina da Universidad Nacional del Nordeste (Argentina).
|