As irmãs Ilma Pereira Nunes Moreira, Ana Maria Pereira Siqueira e Patrícia Auxiliadora Pereira Marques, professoras de língua portuguesa, com criatividade e empenho, desenvolveram um projeto que permeia os trabalhos sociais extrapolando os limites das salas de aula, atingindo também as famílias e comunidades dos alunos. O “Projeto de Intercâmbio Cultural BH-Jabó”, é simples na sua concepção, mas nem por isso menos valoroso no seu mérito. A troca de correspondência proposta, levando em conta e valorizando as diferenças, o auto-conhecimento e a ampliação de horizontes, é importante para o desenvolvimento da cidadania dando contornos práticos às aulas.
Os resultados são medidos pela maior retenção do conteúdo pedagógico, melhor socialização dos alunos, maior integração do aluno e sua família no convívio escolar e aprofundamento da relação aluno-professor. É marcante nos dias de hoje, com a tecnologia pulsante que invade nossa vida continuamente, como uma carta tradicional, consegue resgatar valores tão essenciais ao ser humano. Saber que alguém se importa com aquilo que colocamos no papel, bem como, conscientizar-se de sua individualidade e sua importância numa correspondência, preenche um vazio e gera uma nova visão social.
Este projeto foi também reconhecido pelo Prêmio Paulo Freire 2003/2004, tendo sido classificado em primeiro lugar no tema alfabetização e letramento, bem como, se classificou em primeiro lugar na IV Amostra de Inovações Pedagógicas em Língua Portuguesa em junho de 2004.
|
O processo de seleção, encerrado com a votação final do Júri em 17 de fevereiro de 2005, envolveu 93 instituições da América Latina, que indicaram trabalhos analisados por uma Comissão Técnica e Científica, que encaminhou os três trabalhos finalistas para o Júri.
Os outros dois trabalhos finalistas foram:
- "Programa de prestação de serviços à comunidade", de autoria da Profa.
Carmem Maria Craidy, indicado
pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
, RS, Brasil.
- "Educação ambiental e educação popular: aproximações possíveis, complexidades emergentes. O caso da escolarização de jovens e adultos na Unidade de Reciclagem Rubem Berta", de autoria do Prof. Nilton Bueno Fischer, indicado
pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
, RS, Brasil.
|
Elba Siqueira de Sá Barreto
Professora da Faculdade de Educação da USP e Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
Ivo José Both
Professor da UEPG e Pró Diretor de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão do IBPEX - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão da FACINTER
Nora Rut Krawczyk
Professora da Faculdade de Educação da UNICAMP
|