Médico epidemiologista, Luiz Hildebrando tornou-se professor e diretor de pesquisas do Instituto Pasteur, em Paris produzindo mais de 100 trabalhos científicos sobre a malária. Seu interesse pela pesquisa surgiu quando era estudante de Medicina. Após concluir o curso, foi para o Nordeste brasileiro trabalhar em epidemiologia da esquistossomose, leishmaniose e Doença de Chagas. Fez cursos de pós-doutorado no Instituto Butantã, de São Paulo, no Laboratório de Genética da Universidade Livre de Bruxelas e no Serviço de Genética Microbiana do Instituto Pasteur. Como mestre de pesquisas no Centre National de Recherches Scientifiques, trabalhou no Instituto Pasteur como diretor da unidade de Diferenciação Celular de Smile Mold, depois organizou a unidade de Pesquisa da Malária e foi diretor da unidade de Parasitologia experimental. Em 1980, coordenou a rede de pesquisas em Malária do Réseau International dos Institutos Pasteur. Foi professor visitante em Genética no Hospital de Massachussetts da Universidade de Harvard, nos EUA e em 1997, foi nomeado professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
O processo de seleção, encerrado em 17 de fevereiro de 2006 com votação final do juri, contou com a participação de 99 instituições da América Latina que enviaram trabalhos criteriosamente analisados por uma Comissão Técnica e Científica, encaminhando três trabalhos finalistas ao Júri.
Os outros dois trabalhos finalistas foram:
- “Estudos sobre a Síndrome Pulmonar e Cardiovascular por Hantavírus no Brasil, produzindo proteína viral recombinante e desenvolvendo método diagnóstico”, de autoria de Luiz Tadeu Moraes Figueiredo e Marcos Lázaro Moreli, indicado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, SP, Brasil.
- “Levantamento da fauna de carrapatos de Rondônia e determinação da prevalência de Rickettsia, Erlichia e Borrelia nesses artrópodes. Soroprevalência, vigilância e caracterização clínica de casos humanos de Riquetsioses, Erliquioses e Borrelioses em Rondônia”, de autoria do Professor Erney Plessmann Camargo e equipe, indicado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), SP, Brasil.
|
Jacyr Pasternak
Presidente da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital da Beneficência Portuguesa
Marlene Benchimol
Professora Titular e Pesquisadora do Laboratório de Ultraestrutura Celular, Centro de Biologia Celular, Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro, RJ
Nance Beyer Nardi
Professora Titular, Departamento de Genética, Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS
Sergio Jose Nicoletti
Docente do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde-CEDESS da UNIFESP
|