A Fundação
O Instituidor
Como Participar
Edições Anteriores
Parceiros
Dúvidas Frequentes
Contato
Imprensa


Dúvidas Frequentes sobre o Prêmio Péter Murányi

1. Quem pode participar?

O Prêmio Péter Murányi é concedido anualmente para pessoas físicas ou grupo de pessoas, cujo trabalho seja indicado por entidades jurídicas de todo Brasil, e que mais tenha se destacado na descoberta ou progresso científico. Objetiva o benefício e promoção evolutiva do bem-estar de populações em desenvolvimento, situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte, especialmente o Brasil, em 4 áreas: Saúde, Ciência & Tecnologia, Alimentação e Educação, que se alternam a cada edição.

2. Quem já participou uma vez pode participar de novo?

Todos os autores de Trabalhos vencedores do primeiro, segundo e terceiros lugares, poderão participar com novas pesquisas. Apenas não poderão concorrer novamente, trabalhos já premiados em edições anteriores do Prêmio Péter Murányi.

3. Como participar?

O interessado em concorrer ao Prêmio Péter Murányi deverá enviar seu Trabalho digitalmente, via Google Forms, acessado somente através deste site (www.fundacaopetermuranyi.org.br) como rege o Edital e Regulamento do Prêmio. O trabalho deverá estar acompanhado de uma cópia em PDF da “Carta de Indicação de Trabalho” de uma Instituição com CNPJ cadastrada neste mesmo site, como “Instituição Indicadora”. Formulários e Modelos de cartas estão disponíveis na aba “Como participar”.

4. Sou o autor do Trabalho, posso encaminhar o trabalho diretamente para a Fundação?

O procedimento para a submissão de um Trabalho ao Prêmio Péter Murányi, é através do próprio Autor, via preenchimento do “Formulário de Participação” disponível neste site. Porém é imprescindível que o Trabalho seja indicado por uma Instituição que já tenha feito seu cadastramento, também neste mesmo site, onde se encontram as instruções para a “Solicitação de Cadastramento” e modelo da “Carta de Indicação”. Trabalhos encaminhados sem a respectiva “Carta de Indicação” serão descartados, sem apreciação do conteúdo.

5. Até quando devem ser enviados os Trabalhos?

Para o Prêmio Péter Murányi 2025 - Alimentação, o prazo limite para envio, exclusivamente em formato digital, é 31 de agosto de 2024, às 23:59. O “Formulário de Participação” está disponível na aba “Como participar”.

6. O que é Instituição Indicadora?

Instituições Indicadoras são as entidades que desejam indicar Trabalhos ao Prêmio Péter Murányi, avalizando sua originalidade e relevância. Devem ser ligadas à área de premiação de cada ano e fazerem a avaliação prévia e interna dos trabalhos sob sua chancela. À elas competem, de modo exclusivo, a indicação dos trabalhos que julguem adequados ao tema anual do Prêmio e aptos a concorrer. A indicação dos trabalhos não implica em custos diretos para as Instituições.

7. O que é Comissão Técnica e Científica (CTC) ?

A Comissão Técnica e Científica (CTC) é o grupo responsável pela análise e seleção de todos os Trabalhos participantes. Composta por especialistas da área da premiação, exclusivamente contratados para essa avaliação, seleciona os trabalhos enviados pelas Instituições Indicadoras e, após meticulosa análise de conteúdo e de adequação aos critérios pré-estabelecidos pela Fundação, encaminha ao Júri os 3 (três) trabalhos finalistas ao Prêmio.

8. O que é o Júri? Quem o compõe?

O Júri, selecionado e convidado pela Comissão Organizadora do Prêmio, é composto por representantes de entidades e personalidades nacionais ou estrangeiras ligadas à área de premiação; representantes de Universidades Federais, Estaduais, particulares ou outras produtoras de pesquisa e conhecimento; integrantes da Comissão Técnica e Científica e os membros do Conselho Superior da Fundação Péter Murányi. O Júri, através de voto secreto, é o responsável pela escolha e classificação, dentre os 3 finalistas encaminhados pela CTC, do Trabalho vencedor, do segundo e terceiro colocados.

9. Existe empate?

Em caso de empate na votação, a Presidência da Fundação exercerá o voto de qualidade, definindo o vencedor e a colocação, uma vez que somente um trabalho recebe o primeiro lugar.

10. Se o Trabalho tiver 02 autores ou mais, o Prêmio será dividido?

Quando o Trabalho for desenvolvido por mais de 1 autor, o valor do Prêmio, em dinheiro, destinado ao Trabalho será dividido em partes iguais entre todos os integrantes da equipe. Obrigatoriamente nomeados na “Declaração de autoria”, somente as pessoas relacionadas neste documento farão jus ao rateio do valor do Prêmio, seja ele qual for a colocação.

11. Todos os Trabalhos devem ser redigidos em Língua Portuguesa?

Podem ser indicados trabalhos cuja “Apresentação” seja escrita em Português, Inglês ou Espanhol, sempre encaminhados em PDF, porém o “Formulário de Participação” deve ser preenchido em Português. Caso o Trabalho seja vencedor e não tenha sido apresentado na Língua Portuguesa, o mesmo deverá ser traduzido em um prazo de 10 dias após a divulgação do resultado.

12. A Síntese do Trabalho deve ser escrita em qual idioma?

Todos os documentos solicitados, devem ser redigidos na língua portuguesa, excetuando-se a “Apresentação do Trabalho”, que pode ser em Inglês ou Espanhol. A “Síntese do Trabalho” deve ser apresentada na fonte Arial, corpo 12, caixa alta e baixa, com o máximo de 100 linhas, citando expressamente os campos: objetivos, resultados, conclusão, aplicabilidade e palavras-chaves (entre 4 e 6 palavras para a busca sistemática), e devidamente inseridos no “Formulário de Participação”. Os documentos devem ser anexados em arquivo PDF.

® FPM