A Fundação
O Instituidor
Como Participar
Edições Anteriores
Parceiros
Dúvidas Frequentes
Contato
Imprensa

 


Dúvidas Frequentes sobre o Prêmio Péter Murányi

 

 

1. Quem pode participar?

O Prêmio Péter Murányi é concedido anualmente a pessoa física ou grupo de pessoas, de qualquer parte do mundo, cujo Trabalho mais tenha se destacado na descoberta ou progresso científico que beneficie e promova a evolução e bem-estar de populações em desenvolvimento, especialmente o Brasil, em 4 áreas: Saúde, Ciência & Tecnologia, Alimentação e Educação.

2. Quem já participou uma vez pode participar de novo?

Todos os autores de Trabalhos não classificados como vencedores do primeiro, segundo e terceiros lugares, poderão reapresentar suas pesquisas, com ou sem alterações ou atualizações. Apenas não poderão concorrer novamente, trabalhos já premiados em edições anteriores do Prêmio Péter Murányi.

3. Como participar?

O interessado em concorrer ao Prêmio Péter Murányi poderá participar enviando seu Trabalho digitalmente, somente através deste site (www.fundacaopetermuranyi.org.br ) como rege o Edital e Regulamento do Prêmio. Também deverá enviar PDF da “Carta de Indicação” de uma Instituição cadastrada neste site, como Indicadora. Formulários e Modelos disponíveis na aba “Como participar”.

4. Sou o autor do Trabalho, posso encaminhar o trabalho diretamente para a Fundação?

O procedimento para a submissão de um Trabalho ao Prêmio Péter Murányi, é pelo próprio Autor, via preenchimento do “Formulário de Participação” disponível neste site. Porém é imprescindível que o Trabalho seja indicado por uma Instituição já cadastrada. Instruções para a “Solicitação de Cadastramento” e modelo da “Carta de Indicação” também se encontram neste site. Aqueles que forem encaminhados sem a respectiva “Carta de Indicação” serão descartados, sem apreciação do conteúdo.

5. Até quando devem ser enviados os Trabalhos? 

Para o Prêmio Péter Murányi 2024 - Ciência & Tecnologia, o prazo limite para envio, exclusivamente em formato digital, é  31 de agosto de 2023, às 23:59.  O “Formulário de Participação” está disponível na aba como participar.

6. O que é Instituição Indicadora? 

Instituições Indicadoras são as que desejam indicar Trabalhos ao Prêmio Péter Murányi, avalizando sua originalidade e relevância. Devem ser ligadas à área de premiação de cada ano, e fazerem a avaliação interna dos trabalhos sob sua chancela. A elas competem, de modo exclusivo, a indicação dos trabalhos que julguem aptos a concorrer àquela edição do Prémio, que muda anualmente. A indicação dos trabalhos não implica em custos diretos para as Instituições.

7. O que é Comissão Técnica e Científica (CTC) ? 

A Comissão Técnica e Científica (CTC) é composta por especialistas da área da premiação, exclusivamente contratados para avaliar todos os trabalhos enviados pelas Instituições Indicadoras, que, após meticulosa análise de conteúdo e de adequação aos critérios pré-estabelecidos pela Fundação, encaminha ao Júri os 3 (três) trabalhos finalistas ao Prêmio.

8. O que é o Júri? Quem o compõe? 

O Júri, selecionado e convidado pela Comissão Organizadora do Prêmio, é composto por representantes de entidades e personalidades nacionais ou estrangeiras ligadas à área de premiação; representantes de Universidades Federais, Estaduais, particulares ou outras produtoras e pesquisa e conhecimento; integrantes da Comissão Técnica e Cientíca e os membros do Conselho Superior da Fundação Péter Murányi. O Júri, através de voto secreto, é o responsável pela escolha do Trabalho vencedor, dentre os 3 finalistas encaminhados pela CTC.

9. Existe empate? 

Em caso de empate na votação, o Presidente da Fundação terá o voto de qualidade que definirá o vencedor e a colocação, uma vez que somente um trabalho recebe o primeiro lugar.

10. Se o Trabalho tiver 02 autores ou mais, o Prêmio será dividido? 

Quando o Trabalho foi desenvolvido por mais de 1 autor, o valor do Prêmio, em dinheiro, destinado ao Trabalho será dividido em partes iguais entre todos os integrantes da equipe, nomeados no "Formulário de Participação”.

11. Todos os Trabalhos devem ser redigidos em Língua Portuguesa?

Podem ser indicados trabalhos cuja “Apresentação” seja escrita em Português, Inglês ou Espanhol, sempre encaminhados em PDF, porém o “Formulário de Participação” deve ser preenchido em Português. Caso o Trabalho seja vencedor e não tenha sido apresentado na Língua Portuguesa, o mesmo deverá ser traduzido em um prazo de 15 dias após a divulgação do resultado.

12. A Síntese do Trabalho deve ser escrita em qual idioma? 

Todos os documentos solicitados, inclusive a “Síntese do Trabalho” (excetuando-se a “Apresentação do Trabalho” em PDF), deve ser grafado em Português, independentemente do idioma em que foi desenvolvido. Lembramos que toda Síntese deve utilizar fonte Arial 12, respeitando o limite estabelecido no formulário de Participação. A Síntese deve abordar de modo claro: o objetivo; os resultados avaliados; as principais características; as possibilidades de replicação e os critérios de avaliação de resultados utilizados.

©FPM